terça-feira, 18 de junho de 2013

Da Revolução e outros feitos.


                O dia mais temido pelos governantes chegou... Depois de um longo inverno de manifestações, as camadas sociais se uniram para ter voz. Pegaram suas armas: ideias, coragem, sonho e foram encarar a realidade do nosso país. Acordaram para a realidade que nos envergonha desde que fomos colonizados. Perceberam que sem luta não há justiça, não há paz, não há cidadania. Finalmente o grande dia chegou! Infelizmente, como em toda revolução, há os que apoiam os ditadores, há aqueles que acham que nada irá mudar, há os que adiam a luta por desmerecê-la. Não nos incomodemos com estes, serão os primeiros a bajular quem tiver o poder, e gente assim, nem merece nossos ouvidos.
                Senti-me muito orgulhosa na noite de ontem, assistindo as cenas de gente que lutava pela esperança de dias melhores em nosso país. Não era um manifesto pelo preço das passagens como vivenciamos ano passado em algumas cidades, ou um manifesto isolado dos inconformados com essa sujeira, que convivemos há tantos anos; era um despertar. Infelizmente também como em toda revolução, houve os extremistas que acreditam mais na força de uma tapa (ou depredação) do que na força das ideias. O fato é que a força das ideias e da união de um povo falou mais alto. Estamos vivenciando há vários dias o despertar da voz popular, a volta da nossa força que se sustenta em justiça, cidadania, igualdade, honestidade.
                Quem diz que o povo brasileiro é corrupto e que gosta de políticos corruptos é um alienado. Alguém que pensa assim foi oprimido e teve sua voz arrancada. Como todo agressor faz com sua vítima, o governo sujo tenta fazer o povo acreditar que é o grande culpado pela sujeira e corrupção praticada pela minoria dominante e opressora. O povo não gosta de sujeira, ele apenas acredita e tem boa-fé quanto aos canalhas eleitos que traem o voto recebido. O povo sempre deixou claro o quanto sonha com um país justo, sem miséria, sem analfabetismo, sem segregação. Tanto que a maior qualidade do nosso país é o nosso povo! A grande crueldade desses bandidos que deixaram nosso país como está (repleto de enormes problemas sociais) são as promessas feitas e as medidas resolutivas de curta duração executadas. Fazem os eleitores acreditar em sua bondade e retidão moral para depois (somente depois) mostrarem quem são. E o povo oprimido e alienado acredita e por mais 4 anos sofre. Ainda bem, que a educação e senso crítico foram democratizados, ambos por tanto tempo distanciados dos marginalizados da sociedade, agora estão acessíveis e avançando a largos passos rumo ao alcance de todos.
                Obviamente, nunca haverá um consenso quanto às revoluções... Ainda bem! Isto prova a nossa liberdade de expressão e pensamento! Mas o sentimento que moveu aquelas milhares de pessoas ontem não morrerá tão fácil, nem tão cedo. Posso dizer ao meu filho que o mundo está ficando melhor, que não me envergonharei da realidade que será entregue a ele. Pois um povo que clama pelos seus direitos, um povo que reage às opressões é um povo que merece o respeito de todos. Obrigada a todos os manifestantes da noite de ontem, até mesmo aos que se excederam (afinal, convivemos por tanto tempo com os excessos da roubalheira e bandidagem na nossa política, que um pouco de vandalismo não fará mal a ninguém!), muito obrigada por transformar o nosso país. E dia 20 nos aguarde! Tomara que o nosso 20, possa ser lembrado como o dia que o Piauí acordou! Boa esperança a todos nós!